PLÁCIDO CIDADE NUVENS

Plácido Cidade Nuvens Nasceu em Santana do Cariri, estado do Ceará, onde realizou seus primeiros estudos nas Escolas Reunidas, da rede estadual e no Externato Lazolite Queiroz, onde concluiu o Curso Primário. Em Crato, foram concluídos o primeiro e segundo graus. Depois, estudou em Fortaleza, onde cursou Filosofia no Seminário da Prainha. Plácido foi contemplado com bolsas de estudo, dando prosseguimento à sua formação intelectual em Roma, na Itália, onde cursou Teologia e Sociologia na Universidade Gregoriana, dos padres jesuítas e obtido o título de Doutor na Universidade Tomás de Aquino, dos Dominicanos. Especialista em Português Superior pela Universidade de Lisboa. Sociólogo com Doutorado em Ciências Sociais pela Pontificia Università San Tommaso D'Aquino.

Plácido é eleito prefeito de Santana do Cariri, fica no cargo ate 1989 

Em 26 de julho de 1988 é inaugurado o  Museu de Paleontologia. O escritor cearense Padre Antônio Vieira participou da solenidade como testemunha do contrato, firmado pelo Reitor da URCA José Teodoro Soares. 

Publicação do livro " Patativa e o universo fascinante do sertão"Foi amigo e estudioso da obra do grande poeta Patativa do Assaré.

O então prefeito envia mensagem a câmara municipal que transformada na Lei 173/85 autoriza a criação do Museu de Paleontologia 

1983

1991

1985

1988

Plácido resolve doar o Museu à Universidade Regional do Cariri - URCA " a universidade é a casa da ciência portanto a URCA seria a instituição que teria condições objetivas de implantar estudos acerca da paleontologia".

1995

1996

Exerceu a função de vice-reitor da URCA (1996-2003) na gestão de Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.

2007

o Ministério da Cultura confere-lhe o Prêmio Rodrigo Melo Franco, através do IPHAN, pela Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico, cujo prêmio ele recebeu das mãos do ministro da Cultura Gilberto Gil.

1986

Prêmio Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares. Prêmio conferido em 1986 como o melhor professor do ano, pela Associação dos professores do Ensino Superior do Ceará.

Rrecebeu o Prêmio "Prefeito Expressão Nacional", homenagem prestada pelo Jornal “Correio do Recife”.

2007

Em 04 de Julho de 2007, Plácido toma posse como reitor da Universidade Regional do Cariri.

2013

No dia 02 de novembro de 2016, os santanenses se despedem do filho ilustre do município, Plácido faleceu aos seus 73 anos de idade. Um homem sério e com uma visão fantástica sobre a potencialidade da nossa região, sua história estará viva dentro e fora do museu.   

2016

2001

Foi agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Regional do Cariri (URCA).titullo concedido graças ao seu destaque em expandir, engrandecer e preservar a URCA.